A Assessoria de Implantação e Monitoramento do PDDHCA de São Leopoldo promoveu três tarde de diálogos e construções de conhecimento atravA Assessoria de Implantação e Monitoramento do PDDHCA de São Leopoldo promoveu três tardes de diálogos e construções de conhecimento através da educomunicação.
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão. Este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Declaração de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU)
Apoiada na premissa da ONU sobre o Direito à Comunicação e de que as identidades das pessoas também são construídas nas interações com as mídias, a Casa Auxiliadora, por meio da Assessoria de Implantação e Monitoramento ao Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (PDDHCA) de São Leopoldo, promoveu três encontros, nos dias 25 de agosto, 08 e 28 de setembro, no Proame, sobre Comunicação Cidadã para os jovens do Fórum de Adolescentes de São Leopoldo.

A formação contou com a assessoria de Lara Nasi, jornalista da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Doutora em Comunicação pela UFSM e de Leonardo Mello, comunicador e doutorando em Comunicação pela Unisinos, que apresentaram a cidadania comunicativa como o reconhecimento de ser sujeitos de direito no campo da comunicação, no seu exercício e de forma prática e possibilidade de ação das lutas por estes.

Nos encontros os jovens puderam conhecer melhor o PDDHCA de São Leopoldo e refletir como as propostas das ações se efetivam no dia a dia. As interações trouxeram as violências vivenciadas pelo Estado, especialmente aos jovens negros e periféricos e das mortes por tráfico de drogas.

Os educadores trabalharam a partir da educomunicação como método para abordar os contextos socioculturais voltados à transformação social, à conquista e expressão da cidadania que o PDDHCA de São Leopoldo traz para os jovens. O grupo falou sobre as suas realidades e dos conhecimentos sobre as políticas públicas da cidade. Os encontros desdobraram-se na concepção e elaboração de um produto midiático que tivesse sentido e relevância para o grupo. Nesse processo definiram o tema e as abordagens para a elaboração de fanzines possibilitando que diferentes habilidades e conhecimentos pudessem ser aproveitados no processo.

Para conhecer mais sobre o PDDHCA de São Leopoldo acesse: http://casaauxiliadora.org.br/pddhca/
Marina Zoppas de Albuquerque
Assessora de Comunicação