O Fórum de Adolescentes reforçou o protagonismo para a construção e avanços nas políticas públicas de proteção e garantia de direitos para crianças e adolescentes no município

O Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes (Comdedica) em parceria com a Associação Beneficente Nossa Senhora Auxiliadora (Casa Auxiliadora) e a Vereadora Ana Affonso (PT) promoveram a audiência pública para tratar sobre o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (PDDHCA) de São Leopoldo.

A atividade ocorreu no dia 16 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores, e deu início a uma programação que marcou a 5ª. Semana de Combate às violências contra Crianças e Adolescentes e integrou a campanha #FaçaBonito, em São Leopoldo. A campanha se propôs mobilizar, sensibilizar, informar e convocar todos para a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Bruna Brumm

Na audiência, as assessoras que compõem a equipe técnica ao monitoramento e implementação ao PDDHCA de São Leopoldo, Fabiane Asquidamini e Bruna Brumm, apresentaram o PDDHCA municipal como parte da formação, articulação e fortalecimento da rede intersetorial de São Leopoldo. “O Plano está em vigência desde 2021, cabe ao Comdedica garantir que os diferentes atores sociais implementam o PDDHCA em São Leopoldo, ou seja, transformar esse documento em ações concretas da vida das organizações e nas políticas públicas municipais. Para isso, a assessoria junto ao Comdedica busca aprimorar o controle social com relação às políticas públicas, além de fortalecer a rede intersetorial e estruturar um sistema de monitoramento de políticas voltada para crianças e adolescentes” afirma Fabiane.

Fabiane Asquidamini

As assessoras trouxeram a importância do diálogo para o processo de apropriação e apreensão para a realidade no dia a dia das organizações e para a construção e os avanços das políticas públicas municipais.

Também foi possível que as organizações e os representantes dos poderes municipais tirassem dúvidas com o intuito de torná-lo mais acessível para o dia a dia das pessoas e potencializar as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O destaque ficou com as intervenções de jovens do Fórum de Adolescentes de São Leopoldo que contou com as falas de Pedro Henrique e Alice que apontaram a presença significativa de jovens e a importância do lugar de fala deles no processo de construção e avanços das políticas públicas durante a formulação do PDDHCA e na audiência. 

Pedro Henrique e Alice

A atividade também contou com a participação de lideranças comunitárias, representantes das entidades dos serviços de convivência e proteção e outras organizações da sociedade civil, além de jovens e adolescentes. 

É possível conferir a audiência pública na íntegra no site da Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo aqui:

Marina Z. de Albuquerque

Assessora de Comunicação 

Casa Auxiliadora